No pictures in gallery
Bio

Rafael Dionísio [desde 1997]

Nasceu em 1971 e é sobretudo escritor. Presente desde a primeira hora na Chili Com Carne publicou sete livros nesta Associação. Sendo o último o seu primeiro livro de contos O Fantasma de Creta e Outros Contos.

Começou a publicar pequenos textos no já há que tempos extinto DN Jovem. Durante os anos noventa participou com textos em publicações alternativas como a Ópio, Número, Utopia, Bíblia,... Participou em diversas exposições de artes plásticas e durante um pequeno período escreveu recensões na revista Os meus livros. Auto-editou três fanzines de poesia, refúgiosalguns slides e Escavações Arbitrárias, numa altura em que se ainda não tinha decidido definitivamente pela narrativa. Continua a publicar textos em publicações como Nicotina ou Flanzine.

Andou a estudar para engenheiro no Técnico e, depois, para arquitecto na Faculdade de Arquitectura de Lisboa tendo desistido a meio dos dois cursos. Também estudou Desenho no Ar.Co e houve uma época em que quis ser artista plástico, tendo pintado bastantes quadros e destruído muitos deles. Entretanto atinou com os estudos e enveredou por Estudos Portugueses, na Nova, onde tirou sucessivamente, licenciatura, mestrado e doutoramento em Crítica Textual estando aos papéis do Ernesto de Sousa. 

É monitor de cursos de Escrita Criativa, especialmente vocacionados para a narrativa. Em 2014, com os Stealing Orchestra fez um EP que foi recebido com boas criticas pela imprensa.


 

Web: rafael-dionisio.blogspot.com

Bibliografia: textos mais ou menos poéticos (Associação Chili Com Carne; 2000), A sagrada família (Chili Com Carne; 2002); Lucrécia (Chili Com Carne; 2006); Cadernos de Fausto (Chili Com Carne; 2008); Algumas pessoas depois (Chili Com Carne; 2011); O Tempo da Geração Espontânea (Chili Com Carne; 2014), O Fantasma de Creta e Outros Contos (Bicicleta + Chili Com carne; 2016)

Colectivos: Poesia com frutas (Ópio; 1998), CriCas Ilustradas (Chili com Carne; 2003-05), Vento / Viento (Celya; 2004), O homem que desenhava na cabeça dos outros (c/ ilustrações de Pedro Zamith, Oficina do Livro; 2006), Chili Bean (c/ desenho, Chili Com Carne; 2007), Subsídios para MMMNNNRRRG #1 (2010), Un minuto de ternura (Baile del sol; 2016) 

Discografia:
Uma Desgraça nunca vem Só (c/ Stealing Orchestra, YANSR; 2014)