b.s.o./o.s.t.
Existe uma descarga gratuita da banda sonora do Futuro Primitivo, que também serve de banda sonora para a exposição a rolar pelo planeta - Festival de BD de Beja, Festival Crack, Helsínquia (Festival de BD), Mälmo, e talvez EUA e Brasil. O disco pode ser descarregado no blogue oficial da net-label You Are Not Stealing Records, parceira desta aventura sonora neo-apocalíptica. Participam neste disco: Ondina Pires, Chiby Shit Plan, Cospe, Pedro Sousa, Stealing Orchestra & Kao Ryao, Assinante 35278/TW, J. Ortega, JMP, John P-Cabasa, Somália, André Ruivo, Pepedelrey, Rita Braga, Te Voy A Matar, TendaGruta, zZZOUNDZZz, Marte & Stealing Orchestra.

Foram pedidos ficheiros áudio aos artistas da Chili Com Carne (músicos e não-músicos) para contribuírem para esta banda sonora sob o tema do “futuro primitivo” - logo, um projecto com toda a carga distópica e apocalíptica que um tema destes imediatamente sugere. Assim, aparecem autores que já conhecidos pelas suas credenciais musicais como 
Ondina Pires (ex-Pop Dell Arte, ex-The Great Lesbian Show) ou os Stealing Orchestra- que no princípio de 2011 lançaram um excelente terceiro álbum, Deliverance, e que acolheram este projecto como compilador e editor do disco. Alguns trabalham em franjas das “novas músicas” como Pedro Sousa (saxofonista de Improv, membro de Oto ou mais recentemente dos Pão) ou Somália (Noise Rock), de electrónicas várias como John P-Cabasa (em estreia) e deTe Voy a Matar (de Silas, FlorCaveira, Pontos Negros), de lo-fi naturalista como Rita Braga ou de ambientes negros devedores ao Industrial como os misteriosos TendaGruta (recentemente estreados na colectânea Aural Bowels). No meio, encontram alguns autores de bd / ilustradores a estrearem-se no mundo sonor como PepedelreyJ.OrtegaJMP ou Marte (em registo spoken-word e com a ajuda musical dos Stealing) enquanto para outros é um regresso público como é o caso de André Ruivo (dos saudosos Rollana Beat).

Por mais eclética que fossem as personalidades dos participantes, é curioso reparar uma enorme coerência sonora neste disco. Talvez porque imaginamos todos o “fim do mundo” como algo tragicamente uniforme, sem a espectacularidade 3D + CGI, mal misturado com um filmetrash dos anos 80. Como a Chili Com Carne sempre combateu a Nostalgia, temos muito orgulho neste opus. Podem rebentar os geradores nucleares. Estamos prontos!


It's available for
FREE download the soundtrack of Futuro Primitivo. It's also the exhibition soundtrack that will be showing all over the planet, starting in Portugal at Festival de BD de Beja, Crack (Rome), Helsinki Comix festival, Mälmo, and maybe Texas and Brazil. The "record" can be downloadable at the You Are Not Stealing Records net-label official blog. The artists / musicians are: Ondina Pires, Chiby Shit Plan, Cospe, Pedro Sousa, Stealing Orchestra & Kao Ryao, Assinante 35278/TW, J. Ortega, JMP, John P-Cabasa, Somália, André Ruivo, Pepedelrey, Rita Braga, Te Voy A Matar, TendaGruta, zZZOUNDZZz, Marte & Stealing Orchestra.

We asked to Chili Com Carne artists (musicians or not) to contribute in the soundtrack with "primitive future" as a theme - the theme of the comic-book - so you can expect dystopia and apocalypse from this record. Some of the collaborators are already known in the Portuguese music scene like Ondina Pires (from important bands like Pop Dell Arte and The Great Lesbian Show) or Stealing Orchestra - that released in begining of 2011 their third and truly amazing album, Deliverance. Some work on the fringe of the "new music" like Pedro Sousa (Improv sax player, member of Oto and Pão) and Somália (Noise Rock), abstract or functional electronics like John P-Cabasa or Te Voy a Matar (of the Christian Punk Rock collective FlorCaveira and Pop band Pontos Negros), naturalist lo-fi of Rita Braga and post-Industrial Dark Ambient of TendaGruta (mysterious band of Porto that released this year one track on Aural Bowels). And then some comix artists and illustrators made for the first time some "sound" like Pepedelrey, J.Ortega, JMP or Marte while for André Ruivo it's like a "comeback" since he had the Rollana Beat project in the 90s. 

Although the different personalities of the contributors, it's kind of curious that the soundtrack is musically rather coherent. Maybe we all imagine the "end of the world" tragically in a uniform way, without the show-off of 3D + CGI wrongly mixed with some 80s trash movie. Chili Com Carne always fighted Nostalgia, so we're proud of this opus not being "retro". Nuclear generators can explode. We're ready!